Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

DEUS SALVE A GRANDE “MÃE NATUREZA”!


Autoria: Claudete T. da Mata

Sempre ouvi dos mais velhos, que desde criança, devemos respeitar a “Mãe Natureza” uma das grandes “Obras de Deus”. E é bem assim, nós, os bichos homens, nascemos e crescemos com o auxílio da “Mãe Natureza”, extraindo dela todos os nutrientes necessários para o nosso bem físico e também psicológico. Mas, muitos, ao se verem adultos, esquecem de todos os benefícios recebidos da “Grande Mãe”.

E dotados de inteligência que os diferenciam de outros bichos, ditos irracionais, aos poucos, os bichos homens foram ocupando os espaços da “Grande Mãe”. Isto aconteceu quando ainda mal sabiam dominar a linguagem oral, e muito menos conheciam nada da sua origem. Assim, os bichos homens, que até então, andavam pelo chão, abandonaram suas cavernas, para fazer suas novas moradas nas árvores que sustentavam seus bandos.

Aos poucos, os bichos homens, através de muitos ensaios e erros, foram dominando e aprimorando a linguagem, e tomando consciência da capacidade de pensar, desceram das árvores em busca de novas moradias, novas descobertas, criando seus mitos, seus eventos...

Na querência de mudar o estilo de viver, depois de terem desenvolvido a capacidade de pensar humanamente, os bichos homens, aqueles que iniciaram sua caminhada pelo chão, depois subiram e se fixaram em grandes árvores, descendo delas, retornando ao chão, para morar em cavernas frias e escuras, partiram para novas ações com suas cabeças cheias de ideias mirabolantes, dando origem aos homens de hoje.

No ato de inventar e reinventar tudo ao seu redor, os novos homens iniciaram uma grande caminhada. Planejaram e construíram suas casas, seus castelos, seus jardins, suas cidades, tirando uma árvore daqui e replantando ali... Enfim, uma coisa atrás da outra. Mil invenções sem fim.

Não se sentindo satisfeitos, os novos homens, agora pesquisadores e achando-se conhecedores das origens, suas e do planeta, mais confiantes e de certa forma, arrogantes, começaram a podar a “Mãe Natureza”, cortando árvores para grandes e pequenas construções, arrancando-as de seus lugares, separando-as de suas companheiras, do lugar que a “Mãe Natureza” as plantou.

Assim, os bichos homens foram agindo em nome do “Progresso”, foram se ocupando da “Mãe Natureza”, dividindo-a em pedaços, dizendo: “Isto é meu; aquilo é teu...” E a “Mãe Natureza” foi perdendo sua grandeza,.

O tempo passou tudo mudou e o planeta foi dividido em países, cada qual com suas cidades, seus bairros... O clima já não é mais o mesmo. Respiramos impurezas,
Nossos alimentos nos fazem adoecer...

Os bichos homens cresceram, estudaram, inventaram e inventam coisas todos os dias, dizendo ser tudo isto, o começo de uma “Nova Era”, com novas tecnologias, novos costumes, novas crenças, novas descobertas e novos destinos à “Mãe Natureza” que começou tão potente na companhia dos seus nativos primitivos, os nossos ancestrais de todos os cantos do “Planeta”. E nós que evoluíram tanto, ao ponto deixar a nossa “Grande Mãe” no desalento desencanto. Se antes as florestas, as selvas eram repletas de árvores frondosas que cobriam todo o “Planeta”, hoje muitas delas viraram pedras, mais conhecidas por “Cidades”.

Foi assim que, no princípio de tudo, neste Planeta desnudo Deus criou a “Mãe Natureza” com todos os seres viventes, inclusive “Nós”!

Mas cadê a “Mãe Natureza” com todas as suas árvores frondosas, que “Deus” cuidadosamente e com todo amor criou? O melhor é que não nos façamos de bobos...
Sabemos que o os bichos homens, hoje chamados “Gente”, em nome do “Progresso”, eles saíram pelo mundo para formar sua “Nação”. E nas suas andanças desenfreadas, atropelaram tudo pela frente, destruindo a “Grande Mãe” que sempre amparou a “Gente”.

E agora, o que será do futuro do nosso “Planeta Desnudo”, sem os recursos naturais ofertados pela “Mãe natureza”, que na ânsia de ser o melhor, agindo como verdadeiros bichos, nós os homens ainda temos coragem de reclamar e até maldizer o destino cavado pelas nossas próprias mãos; ainda nos sentirmos impunes?

Mas a “Mãe Natureza” com sua natural sapiência vê muitos de seus filhos e irmãos se rebelar. Portanto, podemos ver os Mares levando tudo pela frente, a Terra abrindo grandes fendas e potentes crateras que engolem tudo o que podem. E os Vulcões espertos e grandalhões, sempre prontos para arderem e expelirem de prazer o denso líquido fervescente sobre tudo pela frente. Os ventos pequenos e grandes, quando surgem é de arrepiar; levantando telhados, arrastando construções...

Diante de tudo isto, e mais ainda, pensando nos meus descendentes, que “Deus” tenha piedade da humanidade, recuperando a “Mãe Natureza” para a tão prometida “Nova Era”!

Nenhum comentário: